Questões de Concursos

Foram encontradas 4015 questões.

|2712| Ecologia Florestal - Recuperação de Áreas Degradadas
Banca: UFPR Instituição: ITAIPU Ano: 2011 Cargo: Engenheiro Florestal

Em relação às estratégias para recuperação de ambientes degradados, considere as seguintes afirmativas:

1. As ilhas de diversidade são áreas pequenas, com diferentes densidades e diversidade de espécies arbóreas. Tais ilhas são úteis para atrair dispersores de sementes das espécies presentes nas ilhas, assim como para trazer propágulos de outras espécies de áreas florestais remanescentes que estejam próximas à área que se quer restaurar.

2. Espécies denominadas “bagueiras” têm papel fundamental para a recuperação de áreas degradadas. Essa denominação se refere às plantas que, quando com frutos maduros, atraem grande número de animais.

3. No adensamento são introduzidos, nos vazios da regeneração natural, mais indivíduos das espécies que ainda não se expressaram na regeneração natural.

4. O enriquecimento florístico se dá com a introdução de espécies que já ocorrem na área em restauração.

Assinale a alternativa correta.







Faça o login para responder

Faça um comentário como Aluno

Faça um comentário como professor


|2711| Economia Florestal -
Banca: UFPR Instituição: ITAIPU Ano: 2011 Cargo: Engenheiro Florestal

A avaliação econômica de um projeto baseia-se, entre outros, no critério de rentabilidade, sendo viável economicamente quando propicia saldos capazes de remunerar o capital investido. Em relação aos métodos utilizados para análise de investimentos de projetos florestais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O conceito de Valor Esperado da Terra (VET) tem como princípio atribuir à terra o excedente econômico da produção florestal. Esse excedente gerado no final da rotação é trazido para o início do investimento, considerando-se, no entanto, a possibilidade de a terra ser devotada de forma perpétua à produção de madeira.

( ) O Valor Presente Líquido (VPL) é medido pela diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa, descontado a uma determinada Taxa Mínima de Atratividade (TMA). O VPL expressa seus resultados em valores relativos, e para um projeto ser viável economicamente é necessário que o VPL seja igual ou maior que a TMA.

( ) A Taxa Interna de Retorno (TIR) de um projeto, também chamada de eficiência marginal do capital, é a taxa de desconto que iguala o valor atual das receitas futuras ao valor atual dos custos futuros. A TIR expressa seus resultados em valores monetários, e para um projeto ser viável economicamente é necessário que a TIR seja igual ou maior que zero.

( ) A Taxa Interna de Retorno (TIR) é muito sensível à Taxa Mínima de Atratividade (TMA), sendo que pequenas mudanças na TMA podem alterar significativamente a classificação de projetos e as conclusões referentes às suas lucratividades.

( ) A Razão Benefício/Custo (RBC) expressa o quociente entre os benefícios descontados (ou capitalizados) e os custos também descontados (ou capitalizados). Por esse método, o projeto será viável economicamente se apresentar valores iguais ou maiores que a unidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.







Faça o login para responder

Faça um comentário como Aluno

Faça um comentário como professor


|2710| Anatomia da Madeira -
Banca: UFPR Instituição: ITAIPU Ano: 2011 Cargo: Engenheiro Florestal

Em relação à anatomia da madeira, considere as seguintes afirmativas:

1. A madeira é um conjunto heterogêneo de diferentes tipos celulares com propriedades específicas e que desempenham funções vitais como condução, transformação, armazenamento e transporte de substâncias nutritivas, bem como de sustentação do vegetal.

2. O lenho tardio corresponde ao crescimento da árvore no início do período vegetativo, normalmente primavera, quando as plantas despertam do período de dormência em que se encontravam, reassumindo suas atividades fisiológicas com todo vigor.

3. O crescimento das árvores é devido à presença de tecidos designados meristemas, dotados da capacidade de produzir novas células, sendo estes tecidos o meristema apical, responsável pelo crescimento em altura da árvore, e o meristema cambial, responsável pelo crescimento em diâmetro da árvore.

4. Dentro do reino vegetal, as angiospermas são exemplares primitivos, apresentando a sua madeira uma constituição bem mais simples e menos especializada que a das gimnospermas.

5. A medula é constituída por faixas horizontais de células parenquimáticas; sua função principal é o armazenamento de substâncias nutritivas; suas células apresentam uma maior longevidade em comparação com as outras células que constituem o lenho.

Assinale a alternativa correta.







Faça o login para responder

Faça um comentário como Aluno

Faça um comentário como professor


|2709| Lei n° 9.985/2000 - Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC -
Banca: UFPR Instituição: ITAIPU Ano: 2011 Cargo: Engenheiro Florestal

Tomando por base a Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, que regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências, é correto afirmar:







Faça o login para responder

Faça um comentário como Aluno

Faça um comentário como professor


|2708| Ecologia - Desenvolvimento Sustentável
Banca: UFPR Instituição: ITAIPU Ano: 2011 Cargo: Engenheiro Florestal

“A maior hidrelétrica do mundo em geração de energia é também a promotora do mais abrangente programa de cuidado com as águas em desenvolvimento no setor elétrico brasileiro. O programa Cultivando Água Boa é uma ampla iniciativa socioambiental concebida a partir da mudança na missão institucional da Itaipu Binacional, promovida em 2003. Atualmente, são desenvolvidos 20 programas e 65 ações fundamentadas nos principais documentos planetários, emanados dos mais importantes fóruns de debates a respeito da problemática socioambiental”. (Fonte: Adaptado do texto divulgado na página <www.cultivandoaguaboa.com.br> em 30/10/10).

Com base no texto acima e especificamente sobre o tema “Documentos Planetários”, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A “Agenda 21” é um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”. O termo “Agenda 21” foi usado no sentido de intenções, de desejo de mudança para esse novo modelo de desenvolvimento para o século XXI.

( ) Os oito objetivos de desenvolvimento descritos na “Carta da Terra” são: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade na infância; melhorar a saúde materna; combater a AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

( ) As diretrizes e propostas de ações do “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global” são orientadas por 16 princípios. Entre eles o que preconiza que a educação ambiental deve ajudar a desenvolver a consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitando seus ciclos vitais e impondo limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.

( ) Os “Objetivos do Milênio” são: proteção dos mananciais através da restauração da integridade dos sistemas ecológicos, utilização racional dos aqüíferos, facilitar e garantir o acesso das populações à água potável, criação de metodologias alternativas para purificar água em pequenas comunidades, pagamento de compensação financeira (royalties) para comunidades que preservam nascentes de água potável, tratamento de efluentes, construção de cisternas em comunidades carentes e redução do efeito estufa.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.







Faça o login para responder

Faça um comentário como Aluno

Faça um comentário como professor


|2707| Arborização Urbana e Paisagismo -
Banca: UFPR Instituição: ITAIPU Ano: 2011 Cargo: Engenheiro Florestal

“A tempestade da noite de sexta para sábado provocou estragos generalizados no sistema elétrico nas regiões oeste e sudoeste do Estado, ocasionando interrupções no fornecimento de energia para aproximadamente 190 mil domicílios em dezenas de municípios. Acompanhada de granizo, a tempestade provocou a quebra de pelo menos 50 postes e o rompimento de cabos de alta e baixa tensão em dezenas de pontos em consequência da queda de árvores sobre a rede elétrica”.

(Fonte: Adaptado do texto divulgado na página mail.aquiagora.net em 30/10/10).

Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A interferência de galhos na rede de energia é comprovadamente causada pela ausência de controle nas podas, cuja responsabilidade é da companhia de energia elétrica e da administração municipal. Trata-se, portanto, de um problema facilmente gerenciável.

2. Os tipos de copas das árvores são muito importantes na arborização urbana, principalmente no que se relaciona ao clima. A dimensão da copa das árvores deve ser sempre compatível com o espaço físico existente, procurando conciliar também os diferentes tipos de copas com as redes de energia elétrica, o que compreende

uma distância mínima de segurança que varia de um a três metros entre as copas das árvores e os fios de transmissão de energia.

3. Sob rede elétrica é possível o plantio de árvores de grande porte (altura superior a 8 metros e raio de copa superior a 5 metros), desde que o plantio não seja feito no alinhamento da rede e que a copa das árvores seja conduzida precocemente, através do trato cultural adequado, acima dessa rede.

4. O uso final da madeira que será produzida na arborização urbana é fundamental para a determinação da escolha das espécies que serão plantadas e para a determinação de um manejo adequado que evite a queda das árvores e a interrupção do fornecimento de energia elétrica.

5. Para o planejamento do programa de poda a que as espécies selecionadas para plantio em áreas urbanas serão submetidas, é fundamental determinar o IMA e o IMC do DAP e da altura, bem como correlacionar esses parâmetros com a rede de eletricidade e as condições climáticas. Com essas informações, as podas podem ser

bem planejadas, reduzindo o risco de queda de galhos sobre a rede energia elétrica e melhorando a qualidade final da madeira.

Assinale a alternativa correta.







Faça o login para responder

Faça um comentário como Aluno

Faça um comentário como professor


|2706| Economia Florestal -
Banca: UFPR Instituição: ITAIPU Ano: 2011 Cargo: Engenheiro Florestal

Ao se estudar um projeto de investimento florestal é necessário considerar as consequências futuras de decisões tomadas no presente. Em tais projetos, o fluxo de caixa são os valores monetários que refletem as entradas e saídas de dinheiro ao longo do horizonte de planejamento, formando uma proposta de investimento. Sua formação somente é possível se todas as especificações técnicas de recursos necessários, bem como de produtos a serem produzidos, forem conhecidas. Uma vez conhecidos os dados físicos, é possível transformá-los em valores monetários. Acerca desse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O fluxo de caixa convencional apresenta apenas uma mudança de sinal ao longo do horizonte de planejamento.

( ) O fluxo de caixa não convencional apresenta duas ou mais mudanças de sinal ao longo do horizonte de planejamento.

( ) Após o término da vida útil dos bens móveis e imóveis, há um valor de mercado definido como valor residual, considerado como uma receita no fluxo de caixa no final do horizonte de planejamento.

( ) O capital de giro representa uma saída de caixa no início do horizonte de planejamento e uma entrada de caixa no final do horizonte de planejamento.

( ) A depreciação, embora represente um custo, não se materializa em forma de desembolso, não afetando diretamente o fluxo de caixa do projeto, mas indiretamente, através da economia fiscal que ela gera.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.







Faça o login para responder

Faça um comentário como Aluno

Faça um comentário como professor


|2705| Incêndios Florestais - Combate
Banca: UFPR Instituição: ITAIPU Ano: 2011 Cargo: Engenheiro Florestal

A queima controlada ou prescrita é definida como a aplicação científica do fogo em combustíveis, tanto no estado natural como alterado, sob determinadas condições de clima, umidade do combustível e umidade do solo, de tal forma que ele seja confinado a uma área predeterminada e ao mesmo tempo produza a intensidade de calor e a taxa de propagação necessárias para se alcançar certos objetivos do manejo da vegetação. Sobre as técnicas de queima, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.

1. Queima contra o vento.

2. Queima em anel ou central.

3. Queima em “V”.

4. Queima em manchas.

( ) Método utilizado quando se necessita de alta intensidade de fogo, como em resíduos de exploração para o preparo do terreno para plantio ou em queimas para melhorar o hábitat da fauna silvestre em pequenas aberturas ou clareiras na floresta.

( ) Desenvolvida para uso em área acidentadas. Envolve o mesmo conceito da queima de flanco, exceto que as linhas de fogo são radiais em vez de paralelas.

( ) É mais segura e menos poluidora, sendo geralmente utilizada na primeira redução de material combustível no interior de cultivos florestais.

( ) Requer considerável experiência em sua aplicação, para evitar que as chamas desenvolvam grandes alturas. É um método utilizado quando se usa ignição aérea em queimas prescritas.



Assinale alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.







Faça o login para responder

Faça um comentário como Aluno

Faça um comentário como professor


|2704| Estatística e Experimentação -
Banca: UFPR Instituição: ITAIPU Ano: 2011 Cargo: Engenheiro Florestal

Em relação ao tema “Planejamento de Experimentos”, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda:

1. Delineamento inteiramente casualizado.

2. Delineamento em blocos ao acaso.

3. Delineamento em quadrado latino.

4. Experimentos fatoriais.

( ) Os blocos são organizados de duas maneiras diferentes, uns constituindo as linhas, outros as colunas, mas cada um sendo um bloco completo.

( ) Indicado quando as condições experimentais são homogêneas.

( ) Experimentos que incluem todas as combinações de vários conjuntos de tratamentos ou fatores.

( ) Indicado quando existe heterogeneidade entre as parcelas de um experimento, ou variação no material a ser usado.

Assinale alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.







Faça o login para responder

Faça um comentário como Aluno

Faça um comentário como professor


|2703| Melhoramento Genético Florestal -
Banca: UFPR Instituição: ITAIPU Ano: 2011 Cargo: Engenheiro Florestal

Em relação a melhoramento genético florestal, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Em espécies florestais, de modo geral, as estratégias básicas de melhoramento podem ser resumidas em seleção de procedências e seleção individual dentro das populações-base, utilizando-se a variabilidade existente naturalmente dentro das populações e entre os indivíduos.

( ) A qualidade genética das sementes florestais diminui conforme o método de produção, na seguinte ordem: área de coleta de sementes – pomar clonal – área de produção de sementes.

( ) O Pomar de Sementes Clonal Testado (PSCT) é uma plantação de árvores selecionadas geneticamente através de um teste de progênies e estabelecida através de mudas oriundas de sementes.

( ) A técnica de cultura de tecidos conhecida como embriogênese somática também é amplamente empregada, especialmente para o desenvolvimento de propágulos de coníferas, possibilitando a propagação massal de famílias-elite de árvores.



Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.







Faça o login para responder

Faça um comentário como Aluno

Faça um comentário como professor


Número de páginas: 402