Questões de Concursos

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|2311| Não Definida -
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental

O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela. 

Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações). 

Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. 

Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.

Fósseis de peixes condrícteos encontrados na região provavelmente contêm vestígios da presença da constituição óssea desses peixes.




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|2310| Geologia/Geomorfologia/Geotecnia -
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental

O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela. 

Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações). 

Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. 

Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.

A área de influência direta e indireta do projeto integra uma bacia sedimentar. 




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|2309| Lei n° 6.938/1981 - Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) -
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Engenheiro Florestal

O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela. 

Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações). 

Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. 

Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.

A empresa ferroviária, entrando em atividade, será sujeito passivo da taxa de controle e fiscalização ambiental (TCFA). 




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|2308| Licenciamento Ambiental -
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental

O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela. 

Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações). 

Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. 

Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.

Exige-se um plano de gerenciamento de risco ou um plano de ação de emergência no processo de licenciamento, ficando a critério do empreendedor a escolha por um deles. 




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|2307| Fisiologia Vegetal -
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental

O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela. 

Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações). 

Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. 

Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.

A cutícula cerosa nas folhas está presente em muitas espécies vegetais da região atingida pelo projeto. 




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|2306| Licenciamento Ambiental -
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental

O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela. 

Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações). 

Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. 

Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.

A supressão de vegetação que deve ocorrer durante a obra provavelmente afetará espécies caducifólias. 




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|2305| Resoluções CONAMA - CONAMA nº 237/1997
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental

O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela. 

Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações). 

Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. 

Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.

O projeto atende aos requisitos de enquadramento que admite um processo de licenciamento ambiental com base em procedimento simplificado, nos termos do art. 12 da Resolução CONAMA n.º 237/1997. 




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|2304| Licenciamento Ambiental -
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental

O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela. 

Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações). 

Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. 

Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.

Na Chapada do Araripe, em virtude das condições físicas do ambiente, o controle de erosão é feito facilmente e deve estar incorporado ao projeto com previsão de baixo custo. 




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|2303| Lei n° 9.985/2000 - Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC - Unidades de Uso Sustentável
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental

O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela. 

Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações). 

Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. 

Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.

As duas unidades de conservação existentes na área pertencem igualmente à mesma categoria de unidades de conservação de uso sustentável.




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|2302| Licenciamento Ambiental -
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental

O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela. 

Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações). 

Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. 

Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.

De acordo com a legislação, deve ser realizada um única audiência pública a respeito do projeto, desde que haja divulgação prévia das informações técnicas às principais entidades representativas das comunidades afetadas. 




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Número de páginas: 402