Foram encontradas 4015 questões.
|2301| Licenciamento Ambiental - EIA/RIMA
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental
O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela.
Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações).
Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos.
Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.
O EIA deve considerar o plano de recursos hídricos do comitê de bacia hidrográfica do rio São Francisco, uma vez que esse plano analisa as disponiblidades e demandas de recursos hídricos, entre outros, para outorga, considerando cenários futuros.
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|2300| Licenciamento Ambiental -
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental
O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela.
Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações).
Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos.
Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.
A alternativa de troca de bitolas das linhas preexistentes é uma proposta compatível com as idéias que fundamentam a política dos 3 Rs, que trata da gestão de resíduos.
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|2299| Licenciamento Ambiental -
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental
O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela.
Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações).
Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos.
Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.
A hipótese alternativa de troca de bitolas das linhas preexistentes não deve ser considerada nem se fazer presente no estudo, pois o impacto ambiental e o custo dessa substituição são invariavelmente superiores aos de uma proposta que visa a construção dos trechos inexistentes, em qualquer situação.
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|2298| Licenciamento Ambiental - EIA/RIMA
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental
O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela.
Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações).
Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.
Considerando que o projeto previsse a passagem de trechos da ferrovia junto a reservatórios e cursos de rios, seria correto afirmar que um dos impactos previsíveis na região por onde passaria a ferrovia seria o aumento no aporte de sedimentos para os corpos d’água.
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|2297| Licenciamento Ambiental - EIA/RIMA
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Engenheiro Florestal
O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela.
Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações).
Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.
No estudo de impacto ambiental, é lícito analisar o impacto que a construção da ferrovia terá no estado de conservação das rodovias da região.
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|2296| Licenciamento Ambiental - EIA/RIMA
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental
O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela.
Internet: <http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações).
Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.
Do ponto de vista técnico, a área de influência indireta do projeto, para efeitos de análise dos impactos socioambientais, pode ser definida de forma suficiente como uma faixa de 5 km às margens da ferrovia.
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|2295| Licenciamento Ambiental - EIA/RIMA
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental
O assunto aqui é uma ferrovia, a ferrovia Transnordestina. Como toda grande obra, uma ferrovia causa modificações no meio ambiente. Por onde passa — ou vai passar — ela pode causar alterações na paisagem, na vida das pessoas e no comportamento dos animais, por exemplo. (...) No entanto, existe um velho provérbio que diz: Não se faz um omelete sem quebrar os ovos. Ou seja, qualquer obra causa mudanças no ambiente onde é feita. Na verdade, uma obra, dependendo da sua importância, pode causar modificações ambientais até em lugares distantes dela.
Internet:<http://www.ibama.gov.br/licenciamento.07042005/rimas/rima29/rima.pdf>. Acesso em 25/5/2005 (com adaptações).
Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. Com base nessas considerações, julgue o item que se segue.
Caso a licença prévia para a ferrovia seja negada com base no EIA, um outro EIA referente a um traçado diferente pode vir a ser submetido à análise e ser aprovado.
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|2294| Direito Ambiental - Princípios do Direito Ambiental
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental
Com relação aos princípios reconhecidos como princípios gerais na área ambiental e suas aplicações, julgue o item a seguir.
A realização de um inventário nacional de resíduos sólidos industriais, para que se conheça a quantidade e distribuição dos resíduos gerados, de forma a subsidiar políticas de fiscalização, controle e avaliação quanto à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, volta-se prioritariamente para o atendimento ao princípio do poluidor-pagador.
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|2293| Direito Ambiental - Princípios do Direito Ambiental
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental
Com relação aos princípios reconhecidos como princípios gerais na área ambiental e suas aplicações, julgue o item a seguir.
O princípio da prevenção não serve como justificativa ao monitoramento ambiental.
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|2292| Direito Ambiental - Princípios do Direito Ambiental
Banca: CESPE Instituição: IBAMA Ano: 2005 Cargo: Analista Ambiental
Com relação aos princípios reconhecidos como princípios gerais na área ambiental e suas aplicações, julgue o item a seguir.
A posição em favor da proibição do plantio de grãos geneticamente modificados pode ser sustentada com base no princípio da precaução.